A higiene é um dos aspetos mais importantes para o conforto, bem-estar e qualidade de vida de uma pessoa idosa. Além disso, ajuda a prevenir o aparecimento de lesões e outras complicações como riscos de infeção por fungos, bactérias e vírus.
Esta higiene pode ser de dois tipos: na cama ou no chuveiro. Sempre que possível, o Cuidador deverá optar pelo banho no chuveiro em vez do banho na cama, deixando apenas esta opção para situações em que a pessoa esteja impossibilitada de sair da cama. Neste post, vamos dedicar-nos a explicar-lhe alguns procedimentos a ter no banho de chuveiro.
Não se esqueça que é muito importante que a casa de banho esteja adaptada para a movimentação adequada da pessoa. Por vezes é necessário fazerem-se alguma adaptações para prevenir as quedas no percurso ou durante o banho.
Cuidados a ter com o banho no chuveiro:
- Antes do banho, prepare todo o material necessário:
- roupa
- toalha de banho
- calçado com sola anti-derrapante
- cadeira ou banco de banho, se necessário
- luvas descartáveis
- champô
- gel de banho
- creme hidratante
- esponja de banho
- escova de dentes e pasta dentífrica
- escova para o cabelo
- fraldas descartáveis, se necessário
- fechar a janela para que o ambiente fique agradável
- temperar a água, tendo o cuidado de testar primeiro se a água não está muito quente para evitar queimaduras ou outro desconforto na pele do idoso
- Lavar sempre bem as mãos antes e depois de cada higiene para evitar possíveis infeções, quer para a pessoa idosa, quer para o cuidador.
Durante o banho:
Verificar a existência de alguma zona de pressão, feridas no corpo do idoso, algum problema nos pés e ter também cuidados com os cabelos, como por exemplo a existência de caspa ou outro tipo de irritação no couro cabeludo.
Sempre que possível, estimule o idoso a lavar as partes do corpo que é capaz, e ajude-o apenas nas partes em que tiver mais dificuldades. Isto é uma forma de incentivara capacidade de cuidar de si e de estimular a sua auto-estima.
Comunicar com a pessoa as ações passo-a-passo de forma simples e clara.
Deve começar o banho por lavar a cabeça, seguidamente cara e orelhas, pescoço, braços, axilas, pernas, pés, entre dedos, e no fim, as partes genitais.
É muito importante secar bem o corpo, cuidar dos pés e cortar as unhas.
Colocar hidrante no corpo, para evitar o dessecamento da pele.
Outros aspetos importantes a ter em consideração:
Não esquecer a higiene oral para garantir o bem-estar da pessoa idosa e prevenir o desenvolvimento de infeções e outras doenças da boca e dos dentes.
Não se esqueça que o banho deverá ser no horário mais agradável para o idoso.
Dependendo do grau de dependência da pessoa, deverá pedir-lhe para se ir despindo e ajudá-lo, quando necessário. Elogie as ações executadas pelo idoso para continuar a motivá-lo para a realização destas tarefas.
É sempre importante ajudar a pessoa a entrar e sair do banho de forma a evitar uma possível queda.
Lembre-se ainda de incentivar a pessoa idosa a ver-se ao espelho e a pentear o seu cabelo se o puder fazer. O asseio é muito importante para mantermos a auto-estima.
Para quem ainda não tem prática em auxiliar os idosos no banho, no início, poderá ser um pouco complicado, mas não se preocupe! Com a prática, vai preparar este banho de forma muito rápida!
Comentários