Fórum

Princípios básicos para cuidar de uma pessoa com demência

Aprender a Cuidar

Todos os que têm a tarefa de cuidar, seja em ambiente hospitalar, unidades residenciais ou nas nossas próprias casas, sentem dificuldades em cuidar de pessoas com demência e estas dificuldades aumentam à medida que a doença vai evoluindo.

A demência é uma doença cerebral progressiva que provoca défice cognitivo, perda de autonomia e funcionalidade. Ou seja, as pessoas com demência têm dificuldade em recordar coisas, pensar com clareza, comunicar ou tomar conta de si próprias. Existem vários tipo de demência. A mais frequente é a doença de Alzheimer, existindo ainda outros tipos, como a demência vascular, demência fronto-temporal, de corpos Lewy e, mais raramente, demências secundárias a doenças virais, défices nutricionais, entre outras.Todos os tipos de demência têm características comuns. No entanto, há elementos que as distinguem: por exemplo, a demência fronto-temporal apresenta habitualmente alterações de comportamento mais marcadas, e a demência de corpos Lewy associa-se a alterações motoras características.

Todos os tipos de demência resultam do mau funcionamento e da lenta e progressiva morte de células cerebrais         (neurónios). è no contexto destas lesões orgânicas que devem ser interpretadas as manifestações da doença, nomeadamente alterações de memória e do comportamento, a perda de autonomia, as mudanças súbitas de humor e até mesmo alterações de personalidade.

Partilho consigo um vídeo que o vai ajudar a perceber melhor quais são os sintomas, fases da demência, como podemos comunicar eficazmente com uma pessoa com demência., como entender os comportamentos, pois o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Assista ao vídeo aqui: http://bit.ly/2FouZTZ

Na Europa, a cada 24 segundos é diagnosticado um caso de demência. É preocupante! No país temos cerca de 153 mil pessoas com demência, 90 mil dos quais com doença de Alzheimer.

Deixo-lhe também o contacto da linha de apoio da Associação Alzheimer Portugal dedicada ao esclarecimento de dúvidas no cuidado a pessoas com demência: 213 610 465.

Como cuidadora, já utilizei esta linha para me ajudarem no esclarecimento de algumas dúvidas. Pode colocar as dúvidas que quiser para o ajudar a lidar melhor com o seu familiar. Os enfermeiros que estão a atender são muito simpáticos e prestáveis. Aconselho! Todos os apoios para nos ajudarem a lidar melhor com este tipo de doenças.

Os cuidadores de pessoas com demência têm um desafio diário muito exigente e estão sujeitos a um stress contínuo e prolongado no tempo que é danoso para a sua saúde. Por isso, não se esqueça de Cuidar de Si. Deixo-lhe um post que escrevi para o(a) ajudar a equilibrar a sua vida pessoal com a sua responsabilidade de Cuidador/Cuidadora. Aqui fica:  http://bit.ly/2Gah5ly

 

Parceria: ADVITA

Direitos de imagem do artigo:

<a href=’https://www.freepik.com/free-photo/the-human-brain_936365.htm’>Designed by Freepik</a>

 

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *