Fórum

Como convencer um idoso a tomar banho

Existem várias abordagens que pode experimentar depois de descobrir que o seu familiar não está a cuidar de si próprio. Poderá ter que ser na base da tentativa e erro para descobrir o que funciona melhor para si e para o familiar idoso, mas é crucial dedicar tempo e esforço.

Usar o seu médico como recurso

Em alguns casos, o médico pode ser um poderoso aliado. Por exemplo, um médico pode ajudar a determinar se a depressão é um fator para esta razão e se os antidepressivos podem levantar o ânimo e lhes dar mais energia, ajudando, assim, a resolver o problema do autocuidado. Um interesse renovado na vida pode tornar um idoso mais consciente da necessidade ( ou falta) de um banho e de usar roupas limpas. Os médicos podem também despistar outros fatores que podem estar a afetar a sua capacidade/disposição de cuidar de si próprio e recomendar quais os próximos passos para alterar esta situação. E não nos podemos esquecer também que os mais velhos dão muita importância ao Sr. Dr.  e podem levar as suas recomendações “ oficiais” mais a sério do que as nossas súplicas e reclamações.

Superar a luta da necessidade de tomar banho

Se não estiver a conseguir resolver a situação pois, o idoso recusa-se a ser mandado tomar banho, pode ver se este truque simples funciona: fale com um amigo próximo para que este lhe telefone e o convide por exemplo, para almoçar ou lanchar num local do seu agrado. Este convite pode ser uma razão para que a pessoa se sinta motivada e queira por iniciativa própria tomar banho e arranjar-se para sair. Pode parecer um truque muito básico, mas pode ser um poderoso motivo para que a pessoa altere o seu comportamento.

Usar apoios de banho para maximizar o conforto

Os apoios de banho podem ser uma grande ajuda para que o seu familiar idoso se sinta mais confortável quando for tomar banho. Por exemplo, se o seu familiar toma banho de chuveiro, mas se cansa com facilidade, existem bancos ou cadeiras de banho, práticos de usar, anti-derrapantes e que podem inclusivamente diminuir o risco de quedas. As barras de apoio também são um must-have para aqueles que têm medo de cair. Basta ter pontos de apoio extra para ajudar um idoso a entrar e a sair do banho com segurança e confiança.

Conversar de forma positiva sobre higiene

A maneira como fala e aborda o assunto do banho e a troca de roupa pode ser muito influente. Seja gentil ao apontar o odor corporal e a roupa suja. Pode acontecer a pessoa ficar envergonhada quando for alertada para esta situação. Se a indiferença é o problema, tenha em mente que se for muito insistente pode ser contraproducente. Os cuidadores ficam muitas vezes frustrados pela apatia do seu familiar idoso em relação à sua aparência, mas tentam não demonstrar isso. 

Embora possa não ser bem sucedido, todo o reforço positivo pode ser útil. Em ocasiões que possa levá-lo para tomar um banho rápido ou mudar de roupa use elogios pois, a maioria dos idosos gosta de receber elogios e atenção. Mais uma vez, pode parecer elementar, mas recompensar o seu comportamento é muito importante.

Pedir ajuda através de terceiros

Embora contratar um profissional para ajudar o seu familiar a tomar banho possa não ser uma tarefa totalmente bem-sucedida, para muitas famílias, estas visitas destes profissionais são uma bênção. A maioria dos idosos é totalmente contra a ideia no começo, mas para alguns, ter um estranho para ajudá-los é menos embaraçoso do que ter um filho ou uma filha a fazer isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *