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Bem-estar emocional

Sabe que precisa cuidar da sua saúde física, mas tem feito o suficiente para manter um equilíbrio emocional saudável? Aqui ficam 5 dicas de especialistas para reduzir o stress, gerir as emoções negativas e melhorar seu bem-estar emocional.

1. Proximidade com os Amigo

Precisamos uns dos outros, os nossos amigos podem ser o nosso suporte para nos ajudar em alguma situação mais específica, por exemplo, em encontrar soluções para nos ajudar no nosso dia-a-dia ou partilhar as nossas alegrias e preocupações.

2. Aproveite a solidão

Este facto até pode contradizer o anterior, mas na verdade, complementa-o. Às vezes também precisamos de estar um pouco sozinhos e isto pode ser bastante saudável. Devemos saber equilibrar a nossa convivência social com os momentos em que precisamos de ter um tempo só para nós. Podemos nestas alturas fazer meditação, ou apenas usufruir de um tempo em silêncio. Não tem tempo para estar sozinho?  Então tente uma meditação de apenas 3 minutos: feche a porta, desligue o telefone e feche os olhos. Respire profundamente, concentre-se na sua respiração enquanto o ar entra e sai. Se os pensamentos vierem até si, traga-se de volta à sua respiração. Pense numa imagem bonita, numa flor, no rosto de uma criança, o que o fizer sentir bem.  Concentre-se em cada detalhe. Então, gradualmente, respire mais rápido e abra os olhos.  Ou então, por exemplo, quando vamos no carro, podemos durante um tempo desligar o rádio e ouvir apenas os nossos pensamentos.

3. Fique em forma

Não estou a dizer para ficar em forma para o verão, estou a dizer para manter o seu corpo em movimento. Estudos atrás de estudos mostram que o exercício eleva os níveis de humor e geralmente melhoram a qualidade de vida.

Quebre os ciclos viciosos e livre-se das desculpas para não praticar atividade física.

Durma o suficiente, coma regularmente e de forma equilibrada e, claro, reserve um tempo também para relaxar.

4. Seja positivo

É fácil envolver-se em pensamentos negativos.  Sempre que sentir isso, redirecione e concentre-se imediatamente nas partes positivas de uma determinada situação. Escreva afirmações positivas e repita para si mesmo, se necessário. Tanto quanto possível, envolva-se com pessoas positivas. O pensamento positivo e a maneira como lidamos com cada problema, é o que nos ajuda a chegar mais perto daquilo que queremos, deixando o nosso caminho mais agradável. Poder descobrir o lado bom de quase tudo, não significa que tudo é bom pois, isso não é verdade. Não se trata de negar o mau, que está ali e é real, mas sim converter uma situação má em algo positivo. Como todas as coisas na vida, o mais importante não é o que nos acontece, mas sim a forma como assimilamos e agimos diante do que nos acontece.

5. Aceite erros

Todos erramos. Por mais que tentemos, ninguém é perfeito. É importante reconhecermos quando erramos, aceitar o que nos aconteceu e seguir em frente. Quanto mais rápido conseguirmos resolver o erro, mais cedo podemos avançar. Se o erro envolver outras pessoas, fale com elas o mais breve possível. Protelar a questão pode levar a um stress ainda maior.

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