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Bem- estar do Cuidador – Depende de si

Cuidar de outra pessoa pode ser gratificante e cansativo. O stress prolongado, as exigências físicas do cuidado e as mudanças biológicas que ocorrem com a idade, pode colocar os cuidadores em riscos de saúde significativos.

Se é cuidador, é importante que reavalie com frequência o seu estado de bem-estar, reconhecer os seus pontes fortes e ter atenção sempre à sua saúde. Não se esqueça que é importante cuidar da sua saúde física e emocional. 

Existem várias técnicas para controlar o stress que o podem ajudar a cuidar de si e das suas necessidades para que possa estar na melhor condição possível para ajudar a cuidar da pessoa que tem ao seu cuidado.

Mantenha uma boa nutrição. Procure ter uma dieta equilibrada e nutritiva. Coma várias vezes ao dia e aproveite o tempo para se sentar e saborear a comida. Evite comer alimentos processados. Em vez disso, tente comer as frutas e os legumes. Procure o conselho de um profissional de saúde se precisar de alguma ajuda ou orientação específica.

Como sabe, o exercício físico também deve estar presente nas suas rotinas. 30 minutos de exercício físico diário pode ajudar a combater a fadiga e a aumentar os níveis de energia. Durma bem. Cada pessoa tem necessidade de determinadas horas de sono para se sentir bem durante o dia, contudo, o recomendado são entre 7 a 8 horas por noite. Quando se está devidamente descansado, conseguimos lidar melhor com os desafios que nos surgem pelo caminho.

Evite beber, fumar ou tomar medicamentos para lidar com o stress do cuidado.

Comunique-se de forma eficaz. A capacidade de comunicar de forma eficaz é uma ferramenta essencial na gestão do stress. Se a maioria das pessoas tivesse que listar os seus 10 principais fatores causadores de stress, pelo menos metade provavelmente, lidaria com relacionamentos com os familiares, amigos e colegas. Os cuidadores provavelmente acham este fator especialmente verdadeiro. Relacionamentos fortes exigem boas habilidades de comunicação.  A maior parte do nosso tempo é passado a comunicar com os outros.

O grau de perceção e interpretação exigido em cada interação, deixam muito espaço para interpretações erradas e, portanto, para algum stress. A comunicação eficaz inclui a capacidade de expressar pensamentos e sentimentos em palavras compreensíveis. Também significa escutar ativamente, usar o silêncio de forma eficaz e adequada, estar ciente da linguagem corporal, refletir (por exemplo, repetir as palavras da pessoa para demonstrar a escuta), resumindo o que foi dito e a autoconsciência.

Use a arteterapia. Quase todas as pessoas já se depararam a rabiscar numa folha de papel enquanto estão ao telefone, ou pintar ou outro tipo de hobby. Ao criar qualquer tipo de arte, podemos sentir-nos naqueles momentos transportados para longe das nossas preocupações quotidianas pois, o envolvimento com as artes pode alterar os nossos sentimentos, limpar a nossa mente e elevar a nossa consciência. O envolvimento com a arte é muito terapêutico. A capacidade das artes para melhorar a saúde é conhecida desde há muito tempo. Os cuidadores que usam a arteterapia percebem os benefícios da mesma no seu bem-estar e relaxamento.

O que gosto de fazer.  Mandalas para colorir. Existem várias opções, eu gosto mais de livros, mas existem Apps que pode fazer o download para o seu telemóvel. Na Fnac pode encontrar várias opções de livros para colorir e dar asas à sua imaginação. Aqui ficam algumas sugestões:

Livros:

Mindfulness – O Livro de Colorir

https://www.fnac.pt/Mindfulness-O-Livro-de-Colorir-Emma-Farrarons/a866990

Mandalas para colorir

https://www.fnac.pt/Mandalas-Para-Colorir-Vol-1-Christian-Pilastre/a892574

Azulejos de Portugal para colorir

https://www.fnac.pt/Azulejos-de-Portugal-Para-Colorir-Varios/a882052

Apps que pode gostar:

Colorfy: Livro de Colorir para Adultos – Grátis

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fungamesforfree.colorfy&hl=pt_BR

Color Mandala Book – Mandala Coloring Art

https://play.google.com/store/apps/details?id=adult.coloring.book.mandala.colorfy.coloring.free

Adult Color by Number Book – Paint Flowers Pages

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.nexttechgamesstudio.flower.paint.by.number.sandbox.coloring.adult.coloring.book

Frequente grupos de apoio

Os cuidadores podem muitas vezes sentir uma série de emoções, de raiva, medo, culpa, tristeza, depressão, desamparo e desespero. Os grupos de apoio são uma opção para ajudar a partilhar as suas emoções e experiências, conselhos e trocar informações práticas com outras pessoas. Estes grupos ajudam-nos também a perceber que não estamos sozinhos na tarefa de cuidar.

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